fbpx

Bebês gostam de ouvir histórias

O bebê tem necessidade de leite, de carinhos e de histórias… Colocar livros e histórias poéticas à disposição das crianças em lugares inesperados, faz com que até as pessoas mais sérias se encantem com o interesse delas. Este é o caminho mais seguro para que um dia elas compreendam o mundo e tenham o desejo de transforma-lo.” (René Diatkine. Pedopsiquiatra e Psicanalista).

Eu acompanhei pela internet, via Skype, os nove meses de gestação da minha neta Catarina. Ela nasceu em 4 de outubro de 2013, em Miami, na Flórida – EUA.

Criei inclusive um website sob o domínio “www.catarina.net.br” e junto com minha filha passamos a registrar os principais momentos de sua gravidez.

No dia 5 voamos para Miami e no dia 6 pela manhã eu e a vovó Luciane já estávamos com ela no colo. Seguiu-se a partir daí uma sequência muito próxima de reencontros, no Brasil e nos EUA.

Em agosto de 2019 decidimos ir morar nos Estados Unidos da América para ficar o mais perto possível dela e assim acompanhar sua infância.

Desses muitos e prolongados encontros, pude observar e me deliciar com a rotina que se impunha a partir das 19 horas. A luz da casa ficava mais tênue, o banho, vestir o pijama, jantar, escovar os dentes e levá-la para dormir… Não sem antes escolher um livro para ler na cama.

A partir dos três anos ela passou a escolher o livro que queria que fosse lido antes de dormir.

Ao terminar a leitura sabíamos o que viria, um breve silêncio, um cândido olhar e o: “dinovo!”.

Confesso que eu adorava aquilo, mas a Karol e o Thomas davam um jeito de deixar que a cena se repetisse apenas mais uma vez. Depois encontravam um jeito sútil de nos avisar que estávamos nos passando.

Naqueles momentos, na condição de pais e avós, interpretávamos aquilo como uma chantagem emocional para prolongar a nossa presença ao seu lado, porque agindo assim ela atrasava ao máximo a chegada do sono.

Mas toda criança precisa dormir no mínimo de 10 a 14 horas antes de completar os cinco anos de idade, e necessita ter uma rotina que precisa ser praticada para manter a saúde.

Vovó Luciane, Catarina e o vovô Raciel emoldurados por montagem de fotos do quarto da Catarina.

Vovó Luciane, Catarina e o vovô Raciel

Leia para uma criança! Muda o mundo dela e também o nosso.

(…) Ao sair para um passeio, com um menino que nunca saíra antes do hospital, este olhou para o céu, apontou uma nuvem e perguntou: – Quem desenhou?

Hoje na condição de aprendiz de escritor de livro infantil, sou levado a considerar que o “dinovo”, pode também estar relacionado ao prazer pela estória narrada e pelas ilustrações.

Ao ler o belíssimo artigo da Patrícia Pereira Leite, no website da Revista Emília, sob o título: “Ler histórias para os bebês?“, publicado em 4 de novembro de 2014, pude compreender mais e melhor porque aquelas noites de observação ou de coadjuvante foram tão significantes para ela e para nós.

E o significado maior está implícito nesta narrativa da Patrícia:

(…) ao sair para um passeio, com um menino que nunca saíra antes do hospital, este olhou para o céu, apontou uma nuvem e perguntou: – Quem desenhou? Vemos como para esta criança, várias coisas e situações do mundo tinham sido introduzidas a partir dos livros e das leituras que esta equipe fez para ele.”

A Patrícia estudou com René Diatkne, psicanalista francês, cujo texto abre este artigo. Ela é psicóloga clínica e psicanalista. Olha o que ela nos ensina:

Os bebês tem direito à leitura, à cultura, a ter uma história e a ouvir muitas histórias, brincando com as palavras e com a linguagem. Eles necessitam de sonhos e da possibilidade de descobrir o mundo em que vivem com tempo e calma! Por isto é importante criar espaços para a leitura onde os bebês vivem: nas creches, nas brinquedotecas, nos hospitais e em casa”.

Para saber mais:

“Dicas de como ler livros para bebês” | Fafá
Este vídeo mostra de forma sensível como os bebês gostam de histórias. E preste atenção nas dicas da profissional da palavra.

Quarentena com Caqui
A Editora Caqui organizou de forma colaborativa uma sessão para disponibilizar materiais gratuitos para download e dicas incríveis pra ajudar as famílias a passarem por essa fase de isolamento social com tranquilidade e responsabilidade.

Acompanhar as rotinas e o crescimento da minha neta Catarina, tem sido uma experiência ímpar e isso me levou, inclusive, a escrever o meu primeiro livro infantil As Aventuras de Catarina, cujas primeiras páginas você pode conhecer aqui neste website.

Histórias Infantis na Primeira Infância

Artigo de Vinícios Rocha, diretor pedagógico do Instituto Myra Eliane. Texto publicado originalmente no Diário do Nordeste. Republicado aqui sob autorização do autor.

Bebês gostam de ouvir histórias. Leia para uma criança! Muda o mundo dela e também o nosso. Os bebês também têm direito à leitura.

Raciel Gonçalves Junior
Raciel Gonçalves Juniorhttps://asaventurasdecatarina.com.br
Nasci em Joinville, estado de Santa Catarina, no Brasil, em 31 de maio de 1960. Empresário, aposentado, morei em Itajaí (SC) por um período de 30 anos (1986-2016). Depois morei em São Paulo (2016 a 2019) e nos EUA (2019 a 2021). Atualmente moro novamente em Itajaí. As Aventuras de Catarina é resultado do meu primeiro passo na arte de escrever um livro infantil e de uma experiência incrível - nos últimos 8 anos -, "catarinar, catarinar, catarinar". (Março/2022)

Na Mídia

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga a Joaninha Catarina

BLOG