fbpx

Memórias de infância

Estou fazendo um curso de criação de histórias para crianças. Para a minha apresentação o professor pediu que eu indicasse os autores de minha referência.

Eu tenho um problema sério com a lembrança de nomes de autores e até mesmo para citar o título dos livros que eu já li. Nunca me preocupei muito com isso, porque querendo reler algo, sou capaz de ir na minha biblioteca e pegar o livro e achar facilmente o que procuro.

Tenho boa lembrança do texto, mas uma dificuldade que teima em ser vencida com relação ao nome do autor, ilustrador, editor e demais referências técnicas da obra lida.

Mas, obviamente, dois deles não tenho como esquecer: Jostein Gaarder e os seus “O Mundo de Sofia” e “A Biblioteca Mágica de Bibbi Boken” e todos do Rubem Alves, o maior contador de histórias para crianças e adultos.

Não sabe contar nenhuma história infantil? Inventa uma!

Não obstante, minha mãe, falecida em 2018 aos 80 anos, é a minha maior referência. Inventava e contava muitas histórias para mim e meus sete irmãos.

Não tendo como comprar livros infantis para nós, nos contou os principais clássicos dos irmãos Grimm e muitas histórias bíblicas. Nas noites de tempestades, nos acolhia no sofá da sala e nos tranquilizava contando histórias ou lendo a bíblia.

Memórias de infância - Foto da minha neta Catarina dormindo sobre ilustração do livro infantil As Aventuras de Catarina
Foto minha neta Catarina dormindo sobre ilustração do livro infantil As Aventuras de Catarina

Observar minha filha e genro lendo para a Catarina, desde sua tenra idade e também poder participar desses momentos, na cama dela, antes de adormecer, foram e ainda são marcantes.

Ela é uma leitora aficionada e também já se destaca na arte de contar e interpretar as histórias, o que pode ser conferido em seu canal no YouTube : Reading Time with CAT no link https://www.youtube.com/channel/UCDtZ1neHxyauIofe_3RTJog/videos

Você não sabe contar nenhuma história infantil? Inventa uma! Eu inventei uma história infantil observando as rotinas da minha neta Catarina desde a sua mais tenra idade. O resultado você pode conferir nas primeiras páginas do livro infantil As Aventuras de Catarina (clique aqui).

Raciel Gonçalves Junior
Raciel Gonçalves Juniorhttps://asaventurasdecatarina.com.br
Nasci em Joinville, estado de Santa Catarina, no Brasil, em 31 de maio de 1960. Empresário, aposentado, morei em Itajaí (SC) por um período de 30 anos (1986-2016). Depois morei em São Paulo (2016 a 2019) e nos EUA (2019 a 2021). Atualmente moro novamente em Itajaí. As Aventuras de Catarina é resultado do meu primeiro passo na arte de escrever um livro infantil e de uma experiência incrível - nos últimos 8 anos -, "catarinar, catarinar, catarinar". (Março/2022)

Na Mídia

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga a Joaninha Catarina

BLOG